2025 - AI TOOLKIT
Tudo o que o Executivo Precisa Saber sobre Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial deixou de ser uma tendência futurista. Em 2025, ela se tornou o núcleo da eficiência e inovação nas empresas. Este toolkit foi criado pela dooop – Governança em IA, para ajudar executivos a entender e aplicar a IA de forma estratégica, ética e escalável.


Iniciando pelo básico
De maneira genérica e abrangente sistemas de IA objetivam imitar a inteligência humana (aprender, raciocinar e tomar decisões).


Principais diferenciais entre IA e automação tradicional
Uma forte tendência para os próximos semestres é o foco em automação. E isso é, talvez, o pilar principal que o executivo deve ter em mente.


Principais considerações sobre Governança de IA
1 - Utilização será o novo padrão: independente da organização prover ferramentas ou não.
2 - Segurança e privacidade:
3 - Qualidade da saída:
4 - Diretrizes de uso:
5 - Conformidade:
6 - Letramento:
Tendências para 2025/2026
Dados sintéticos;
IA emocional e engajamento
Regulação e Responsabilidade
Sustentabilidade
Ambiente de trabalho


Lições do Mercado
Periódicamente adicionamos novos conteúdos, autorais, críticos e pertinentes.
Assine nossa newsletter para ter acesso prioritário. Você pode também checar a lista de artigos já publicados clicando no botão abaixo.
Glossário
Alucinações - Quando a IA gera saídas incorretas, sem sentido ou fabricadas, especialmente em modelos generativos
Aprendizado não supervisionado - Uma abordagem de Machine Learning em que o sistema analisa dados não rotulados para encontrar padrões ou agrupamentos ocultos.
Aprendizado por reforço - Um paradigma de Machine Learning em que os algoritmos aprendem por tentativa e erro para maximizar as recompensas em um determinado ambiente
Aprendizagem federada - Uma abordagem descentralizada para treinar modelos de IA em vários dispositivos sem compartilhar dados brutos.
Computação de borda - Processar dados na fonte, em vez de depender de servidores centralizados ou infraestrutura de nuvem
Dados Sintéticos - Informações geradas por algoritmos para simular dados reais sem expor dados originais ou sensíveis. Largamente utilizados em processo de treinamento de sistemas de IA.
Guardrails - Regras ou restrições predefinidas, projetadas para garantir que os sistemas de IA operem de forma ética dentro de limites seguros.
IA explicável (XAI) - Sistemas acessórios projetados para esclarecer como as decisões são tomadas, melhorando a transparência.
(A versão completa e expandida deste glossário está disponível na versão do artigo em pdf, que pode ser acessada AQUI)
Finalizando
Investir em IA não é uma moda nem mesmo um luxo - é uma necessidade para as empresas que desejam prosperar na era digital. Para os executivos, entender a IA é mais do que acompanhar as tendências; trata-se de moldar o futuro da sua organização. Com este kit de ferramentas, você está equipado para enfrentar começar a entender os desafios, identificar e aproveitar as oportunidades e liderar com confiança em 2025 e além.
Gostou?
Periódicamente adicionamos novos conteúdos, autorais, críticos e pertinentes.
Assine nossa newsletter para ter acesso prioritário. Você pode também checar a lista de artigos já publicados clicando no botão abaixo.


Governança em IA
Contato
assine nossa newsletter
contato@dooop.com.br
+55 54 99165-1859
Todos os direitos reservados © 2024
